Sabia que uma alimentação mais COLORIDA pode melhorar sua saúde?

Postado dia 09 de abril de 2018 - Blog - Por: Viviane Almeida

Para melhorar a sua saúde é recomendado comer alimentos coloridos em todas as refeições ou podemos dizer prato arco-íris, porque eles são fontes de vitaminas, minerais e fibras que garantem o bom funcionamento do organismo. As cores nos alimentos representam diferentes nutrientes e cada cor traz benefícios como prevenção de doenças cardiovasculares e câncer, além de melhorar a saúde dos ossos, da pele e do intestino.

Para se ter uma alimentação colorida, pelo menos metade do prato deve ser composto por legumes e vegetais, e as frutas devem estar presentes nas sobremesas e nos lanches. Veja abaixo os benefícios que cada cor traz para o organismo.

Alimentos amarelos e laranjas para a pele

Os alimentos amarelos e laranjas têm essa cor devido a substâncias chamadas carotenoides, que são antioxidantes, e são ricos em vitaminas A, C e E. Alguns exemplos desses alimentos são laranja, cenoura, abacaxi, milho, abóbora, mamão, tangerina e batata-doce. Esses alimentos trazem benefícios à saúde como:

Os alimentos laranja também ajudam a manter o bronzeado, pois estimulam a produção de melanina, pigmento que dá cor à pele.

Alimentos verdes para anemia

Os alimentos verdes têm essa cor devido à clorofila, e têm propriedades antioxidantes e desintoxicantes, além de serem ricos em fibras. Esses alimentos são ricos em cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco e vitaminas A, C, E e K, e seus principais representantes são alface, espinafre, couve, brócolis, agrião, pimentão verde, pepino, coentro, kiwi e abacate. Os benefícios que esses alimentos trazem à saúde são:

Para potencializar a absorção do ferro no intestino, os alimentos ricos em ferro devem ser ingeridos juntamente com uma fonte de vitamina C, como os alimentos amarelos.

Alimentos brancos para os ossos

Os alimentos brancos contêm polifenóis, cálcio, potássio e magnésio, e sua cor clara é devido a uma substância chamada flavina. Nesse grupo estão a batata, a cebola, o alho, os cogumelos, o couve-flor, o alho poró, o inhame, o nabo, a graviola, a banana e a pera. Esses alimentos contribuem com a saúde através da:

Apesar de os alimentos brancos serem pouco lembrados ao se falar em alimentação colorida, eles devem sempre estar presentes em uma refeição saudável.

Alimentos vermelhos para desintoxicar

Os alimentos vermelhos são ricos em licopeno, antioxidante e responsável pela cor avermelhada, e antocianina, que ajuda no controle do diabetes. Exemplos de alimentos vermelhos são morangos, pimenta, tomate, maçã, framboesa, cereja e melancia. Seus benefícios à saúde são:

A quantidade de licopeno aumenta com o aumento da temperatura, e por isso os molhos de tomates são excelentes fontes desse antioxidante.

Alimentos roxos para o coração

Os alimentos roxos são ricos em ferro e vitaminas do complexo B, além de antioxidantes e fibras. Os principais alimentos desse grupo são açaí, uva, ameixa, amora, batata-doce roxa, cebola roxa, repolho roxo e berinjela. Os benefícios que esses alimentos trazem à saúde são:

O resveratrol, antioxidante encontrado nas sementes e pele das uvas, também está presente no vinho tinto. Os benefícios do vinho para saúde são obtidos quando a ingestão é regular e em pequenas quantidades, cerca de 1 copo por dia.

Alimentos marrons para o intestino

Os alimentos marrons são ricos em fibras, gorduras boas, selênio, zinco e vitaminas do complexo B. Nesse grupo estão feijão, amendoim, nozes, castanhas, canela, aveia e alimentos integrais, como arroz integral. No nosso organismo, esses alimentos têm ação de:

Os alimentos integrais, por serem ricos em fibras, são ótimos para regular o trânsito intestinal.

Os alimentos orgânicos têm a vantagem de não conterem agrotóxicos e conservantes, sendo ideais para consumir com cascas e para dar para crianças. Legumes e frutas congelados também mantém seus nutrientes e são opções práticas para o dia-a-dia, desde que não tenham conservantes na sua composição, o que pode ser conferido através dos ingredientes descritos no rótulo.

 

Combinações que contribuem para uma alimentação mais saudáveis

 

Dicas para montar um prato equilibrado

Para elaborar um prato saudável, o ideal é que ele seja colorido, pobre em gorduras e composto por:

Para refeições intermediárias como lanches, opte por alimentos mais leves, como: frutas, iogurtes, granola, aveia, linhaça, chia, alimentos integrais.

Agora é ficar atentos e colocar em prática o que aprendemos acima, vamos colocar cada vez mais cores em nossos pratos. Lembrando que a saúde é a base de tudo, quanto mais cores mais saúde, e será lindo trazer um pouco da cor do arco-íris a nossa mesa.

Use e abuse das cores na hora de planejar a alimentação!

 

——————————————–

E você já sabe da novidade? Reservamos um desconto no ebook Doce Saúde Fit, exclusivo para você que acompanha nosso conteúdo do blog:

Como sabem, através da culinária e nutrição terapêutica, ajudei meu marido a superar o câncer e reduzir significativamente os efeitos colaterais do tratamento. Neste eBook compartilho com vocês tudo o que aprendi nessa jornada pela gastronomia e alimentação saudável.

VANTAGENS:
Material exclusivo com receitas saudáveis, deliciosas e simples em um eBook super prático para você ler no tablet, celular ou desktop. Aproveite!

– Conteúdo 100% Digital
– Receitas práticas e saudáveis
– Opções low-carb e sem glúten
– Cardápio completo, do café da manhã ao jantar
– Opções doces e salgadas

 

 

Para garantir seu desconto de 15% clique na imagem acima ou clique aqui, você será automaticamente direcionado à página de compra, digite o código EBOOK15OFF na área de cupons o e o desconto será aplicado.

APROVEITE!

 

 

Veja mais em:

https://www.tuasaude.com/como-a-alimentacao-colorida-pode-melhorar-a-saude/

http://www.greenpeople.com.br/greenews/a-importancia-de-uma-alimentacao-colorida/

https://www.jasminealimentos.com/alimentacao/cardapio-saudavel-combinar-alimentos/

 

Sugestões:

Pão de sementes

Pão de sementes

INGREDIENTES 1/2 XIC água morna 1 col de sopa de açúcar demerara 1 col de sopa de fermento pão...

Veja mais
Molho branco fit

Molho branco fit

INGREDIENTES   1 col de sopa de manteiga ghee meio litro de leite desnatado 2 col de amigo de...

Veja mais