Couve: uma das maiores fontes vegetais de cálcio

Postado dia 03 de maio de 2018 - Blog - Por: Viviane Almeida

Uma hortaliça muito rica em minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, complexo B e C). Ela é excelente para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, além de curar úlceras estomacais. A couve pode ainda ser utilizada para evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas.

A couve é depósito formidável de iodo, devendo ser consumida regularmente por portadores de bócio ou papeira — doença originariamente produzida por deficiência na ingestão deste mineral.

Destaca-se a riqueza em nutrientes da couve em três áreas especificas:

Pesquisadores conseguiram já identificar mais de 45 flavonoides diferentes na couve. Como kaempferol e quercetina encabeçando a lista, os flavonoides da couve combinados com os antioxidante proporcionam benefícios anti-inflamatórios que dão a couve um papel de liderança na dieta com relação à prevenção da inflamação crónica e stress oxidativo.

Tem ainda propriedade desintoxicantes por ação dos isotiocianatos (ITC), Um fitonutriente que conjugado com os glucosinolatos em vegetais crucíferos são os responsáveis pelo sabor típico desses vegetais. E atuam no processo de desintoxicação do organismo através da I e II fase da desintoxicação hepática. O seu elevado teor de enxofre foi ainda mostrado essencial para a fase II de desintoxicação.

Lembrando que os elementos químicos são parceiros em várias outras tarefas: ajudar o corpo a se livrar do acúmulo de gordura, manter a pressão arterial sob controle, regular a ação de hormônios e controlar os movimentos dos músculos  o cálcio contrai a musculatura e o magnésio relaxa. Além disso, o último é fundamental para a formação e funcionamento de todos os neurotransmissores, sem exceção. É por isso que sem ele você se sente desanimada e até mal-humorada.

Na couve, o magnésio faz parte da clorofila – substância que dá a cor verde à folha e com potencial de renovar as células do nosso organismo. Quer dizer que a verdura tem mais essa vantagem: rejuvenesce.

 

Benefícios da couve:

  1. Contém fibras que aumentam a nossa sensação de saciedade. É pobre em calorias e por isso, ela é muito utilizada em dietas para redução de peso.
  2. Ela é rica em glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais com ação desintoxicante; ou seja, estimula a limpeza de substâncias tóxicas do organismo.
  3. Reduz o inchaço e melhora a textura da pele, principalmente da acne. É rica em vitamina A (RE), que age como um antioxidante. Os antioxidantes são responsáveis por combaterem os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce da pele.
  4. Deixa seus ossos mais fortes: a couve é rica em magnésio e cálcio na proporção ideal. Para melhorarmos a densidade óssea não basta somente o cálcio, precisamos também do magnésio (sem o magnésio o cálcio não exerce função dentro do osso)
  5. O magnésio da couve é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos nossos neurotransmissores, os quais são responsáveis por manter nosso bom humor.
  6. A couve é fonte de minerais do complexo B como a niacina (vitamina B-3), ácido pantotênico (vitamina B-5), piridoxina (vitamina B-6) e riboflavina.
  7. As folhas e caules são boas fontes de minerais como, ferro, fósforo, cálcio, cobre, manganês, selênio, potássio e zinco.
  8. É também fonte de vitamina E, e proteína.

 

O suco de couve possui propriedade antioxidante, ou seja, neutraliza os radicais livres, combatendo a oxidação das estruturas celulares e, assim, prevenindo doenças como o câncer, doenças cardíacas e de pele, além de auxiliar no bom funcionamento das funções cerebrais e prevenir o envelhecimento precoce.

  1. Ajuda a regular o funcionamento do metabolismo;
  2. Aumenta a disposição;
  3. Reduz o inchaço e melhora a textura da pele;
  4. Possui ação anti-inflamatória e cicatrizante;
  5. Auxilia na fixação de cálcio nos ossos;
  6. Combate a anemia;
  7. Ajuda a diminuir o colesterol ruim;
  8. Auxílio no tratamento de gastrite e úlcera;
  9. Facilita a digestão;
  10. Auxilia no bom funcionamento do trato intestinal;
  11. É indicado no tratamento de casos de cálculos e inflamações renais.

 

Receitinhas de sucos de couve

Couve com Limão

Bata a metade do limão junto com a folha de couve no liquidificador, adicionando a água aos poucos. O suco estará pronto quando apresentar uma textura e cor uniforme.

 

 Couve com laranja

Acrescente as folhas de couve e o suco de laranja no liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea.

 

Couve com maçã, laranja, cenoura e mel

Primeiramente, bata as folhas de couve junto com a laranja no liquidificador. Após isso, acrescente as duas cenouras e bata bem. Adicione uma maçã, bata bem e só então acrescente a outra. Para finalizar, coloque o mel e bata até a mistura ficar homogênea.

 

Couve com maçã

Corte as maçãs ao meio e retire as sementes. Adicione a metade de uma folha de couve e uma metade da maçã e bata bem. Adicione as outras partes da maçã e da couve até utilizar tudo.

 

Precisamos ir em busca de uma alimentação saudável e fazer desta busca um grande aprendizado para que possamos passar adiante o que venha a ser uma verdadeira refeição, saborosa, feita com carinho e cheia de benefícios para a saúde!

 

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Veja mais em:

https://www.remedio-caseiro.com/os-beneficios-suco-de-couve/

https://boaforma.abril.com.br/dieta/beneficios-da-couve-a-verdura-e-anti-inflamatoria-e-cicatrizante/

https://belezaesaude.com/couve/

 

 

Sugestões:

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