Couve: uma das maiores fontes vegetais de cálcio

Postado dia 03 de maio de 2018 - Blog - Por: Viviane Almeida

Uma hortaliça muito rica em minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas (A, complexo B e C). Ela é excelente para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, além de curar úlceras estomacais. A couve pode ainda ser utilizada para evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas.

A couve é depósito formidável de iodo, devendo ser consumida regularmente por portadores de bócio ou papeira — doença originariamente produzida por deficiência na ingestão deste mineral.

Destaca-se a riqueza em nutrientes da couve em três áreas especificas:

Pesquisadores conseguiram já identificar mais de 45 flavonoides diferentes na couve. Como kaempferol e quercetina encabeçando a lista, os flavonoides da couve combinados com os antioxidante proporcionam benefícios anti-inflamatórios que dão a couve um papel de liderança na dieta com relação à prevenção da inflamação crónica e stress oxidativo.

Tem ainda propriedade desintoxicantes por ação dos isotiocianatos (ITC), Um fitonutriente que conjugado com os glucosinolatos em vegetais crucíferos são os responsáveis pelo sabor típico desses vegetais. E atuam no processo de desintoxicação do organismo através da I e II fase da desintoxicação hepática. O seu elevado teor de enxofre foi ainda mostrado essencial para a fase II de desintoxicação.

Lembrando que os elementos químicos são parceiros em várias outras tarefas: ajudar o corpo a se livrar do acúmulo de gordura, manter a pressão arterial sob controle, regular a ação de hormônios e controlar os movimentos dos músculos  o cálcio contrai a musculatura e o magnésio relaxa. Além disso, o último é fundamental para a formação e funcionamento de todos os neurotransmissores, sem exceção. É por isso que sem ele você se sente desanimada e até mal-humorada.

Na couve, o magnésio faz parte da clorofila – substância que dá a cor verde à folha e com potencial de renovar as células do nosso organismo. Quer dizer que a verdura tem mais essa vantagem: rejuvenesce.

 

Benefícios da couve:

  1. Contém fibras que aumentam a nossa sensação de saciedade. É pobre em calorias e por isso, ela é muito utilizada em dietas para redução de peso.
  2. Ela é rica em glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais com ação desintoxicante; ou seja, estimula a limpeza de substâncias tóxicas do organismo.
  3. Reduz o inchaço e melhora a textura da pele, principalmente da acne. É rica em vitamina A (RE), que age como um antioxidante. Os antioxidantes são responsáveis por combaterem os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce da pele.
  4. Deixa seus ossos mais fortes: a couve é rica em magnésio e cálcio na proporção ideal. Para melhorarmos a densidade óssea não basta somente o cálcio, precisamos também do magnésio (sem o magnésio o cálcio não exerce função dentro do osso)
  5. O magnésio da couve é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos nossos neurotransmissores, os quais são responsáveis por manter nosso bom humor.
  6. A couve é fonte de minerais do complexo B como a niacina (vitamina B-3), ácido pantotênico (vitamina B-5), piridoxina (vitamina B-6) e riboflavina.
  7. As folhas e caules são boas fontes de minerais como, ferro, fósforo, cálcio, cobre, manganês, selênio, potássio e zinco.
  8. É também fonte de vitamina E, e proteína.

 

O suco de couve possui propriedade antioxidante, ou seja, neutraliza os radicais livres, combatendo a oxidação das estruturas celulares e, assim, prevenindo doenças como o câncer, doenças cardíacas e de pele, além de auxiliar no bom funcionamento das funções cerebrais e prevenir o envelhecimento precoce.

  1. Ajuda a regular o funcionamento do metabolismo;
  2. Aumenta a disposição;
  3. Reduz o inchaço e melhora a textura da pele;
  4. Possui ação anti-inflamatória e cicatrizante;
  5. Auxilia na fixação de cálcio nos ossos;
  6. Combate a anemia;
  7. Ajuda a diminuir o colesterol ruim;
  8. Auxílio no tratamento de gastrite e úlcera;
  9. Facilita a digestão;
  10. Auxilia no bom funcionamento do trato intestinal;
  11. É indicado no tratamento de casos de cálculos e inflamações renais.

 

Receitinhas de sucos de couve

Couve com Limão

Bata a metade do limão junto com a folha de couve no liquidificador, adicionando a água aos poucos. O suco estará pronto quando apresentar uma textura e cor uniforme.

 

 Couve com laranja

Acrescente as folhas de couve e o suco de laranja no liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea.

 

Couve com maçã, laranja, cenoura e mel

Primeiramente, bata as folhas de couve junto com a laranja no liquidificador. Após isso, acrescente as duas cenouras e bata bem. Adicione uma maçã, bata bem e só então acrescente a outra. Para finalizar, coloque o mel e bata até a mistura ficar homogênea.

 

Couve com maçã

Corte as maçãs ao meio e retire as sementes. Adicione a metade de uma folha de couve e uma metade da maçã e bata bem. Adicione as outras partes da maçã e da couve até utilizar tudo.

 

Precisamos ir em busca de uma alimentação saudável e fazer desta busca um grande aprendizado para que possamos passar adiante o que venha a ser uma verdadeira refeição, saborosa, feita com carinho e cheia de benefícios para a saúde!

 

____________________

Já sabe da novidade?

 

Curso novo da Doce Saúde Fit: Culinária Saudável – Lanches da Tarde.

Curso em vídeo com material complementar, receitas exclusivas e apostila completa.

Este curso possui 07 videoaulas com receitas deliciosas, práticas e saudáveis.
Opções doces, salgadas, low-carb, sem glúten e sem lactose mas todas com muito sabor e carinho! Tudo pensado para incluir uma alimentação mais saudável à sua rotina.
O primeiro módulo reúne receitas especiais para lanches da tarde nutritivos e saborosos.

Para acessar clique aqui: Curso Online de Culinária Saudável – Doce Saúde Fit

 

 

 

 

Veja mais em:

https://www.remedio-caseiro.com/os-beneficios-suco-de-couve/

https://boaforma.abril.com.br/dieta/beneficios-da-couve-a-verdura-e-anti-inflamatoria-e-cicatrizante/

https://belezaesaude.com/couve/

 

 

Sugestões:

Receita Bolo de Fubá com Queijo Fit

Receita Bolo de Fubá com Queijo Fit

Olá Galerinha Fit, alguém gostaria de fazer essa deliciosa receita de BOLO DE FUBÁ COM QUEIJO FIT? ❤️❤️❤️ Essa versão...

Veja mais
Muffins Low Carb

Muffins Low Carb

INGREDIENTES 1 ovo 2 Cs farinha de linhaça dourada 1 Cs óleo de coco 1/2 Cs canela em pó...

Veja mais