Como a alimentação pode ajudar a previnir o câncer.

Postado dia 03 de abril de 2018 - Blog - Por: Viviane Almeida

 

Este é um assunto de grande preocupação, e com razão, pois os maiores vilões e causadores de várias deficiências em nosso organismo são uma alimentação pobre de nutrientes  e o consumo de industrializados, dois fatores que só fazem aumentar as chances de diagnósticos de câncer.

Neste post falaremos sobre como podemos evitar essa doença que vem destruindo famílias com o poder dos alimentos. Creio que Deus, em sua perfeição, deixou uma fonte de vida para todos nós e ela vem principalmente através de uma alimentação saudável.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

Podemos afirmar que sim, o câncer é uma doença que pode ser evitada. Estratégias atuais de prevenção são baseadas na minimização da exposição a vários desses fatores e incluem não fumar (câncer de pulmão), usar protetor solar (câncer de pele) e se vacinar contra o papilomavírus humano, o HPV (câncer do colo do útero).

 

Mas e os alimentos? Eles têm mesmo alguma participação na prevenção da doença?

Na história da pesquisa do câncer, o interesse pelo papel da alimentação é um fenômeno recente. Dois pesquisadores britânicos, Richard Doll e Richard Peto, tiveram uma contribuição essencial nesse sentido, quando no início da década de 1980 estimaram que cerca de 30% dos casos de câncer no mundo estariam relacionados a dietas inadequadas. Esse número, que continua válido até hoje, não é desprezível e significa que um número expressivo de pessoas poderia evitar o problema por meio da melhoria de seus hábitos alimentares.

Diferentes organizações internacionais, como o Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer (World Cancer Research Fund) e o Instituto Americano para a Pesquisa do Câncer (American Institute for Cancer Research), e nacionais, como o Instituto Nacional do Câncer (Inca), recomendam o consumo diário de pelo menos 5 porções de frutas e verduras (cerca de 400 g) para a prevenção da doença.

Essas recomendações são baseadas em evidências científicas de que pessoas que ingerem mais frutas e verduras têm menor risco de desenvolver e morrer de câncer em comparação com aquelas populações que apresentam menor consumo. Também são baseadas em experimentos com animais de laboratório e células de câncer isoladas, em que os componentes desses alimentos de origem vegetal são estudados para se entender como exercem suas ações protetoras contra os tumores.

Existem diversos fatores que relacionam a alimentação e o câncer. Existe uma relação direta do aumento dos riscos de câncer com a obesidade, o consumo excessivo de carnes vermelhas, gorduras e bebidas alcóolicas. Por outro lado, o consumo de hortaliças e frutas dentro de uma dieta equilibrada podem ter ação preventiva. Os nutrientes presentes nesses alimentos como antioxidantes, fibras, vitamina D, cálcio e ácido fólico possuem ações benéficas.

O câncer leva anos, décadas, para aparecer. Isso significa que sempre é tempo de adotar medidas de prevenção. Comece já e inclua mais frutas e verduras em seu cardápio.

 

 Confira no menu alguns alimentos que podem ajudar a combater o câncer:

 

– O Abacate previne câncer de próstata: Estudos realizados sobre o Abacate mostraram que ele pode inibir o crescimento do cancro da próstata.
– Melhora as defesas contra o câncer de boca: Pesquisas mostraram que certos compostos no abacate são capazes de procurar as células cancerosas, pré-cancerosas e destruí-las sem danificar as células saudáveis.
– Proteção Contra Câncer de Mama: O Abacate, como o azeite, é uma excelente fonte em ácido oleico, que tem se mostrado bastante eficaz em prevenir o cancro da mama em vários estudos.

 

 

 

 

 

 

Os cientistas acreditam, porém, que não são os carotenoides isolados que protegem contra o câncer, e sim uma sinergia dessas substâncias com os demais nutrientes presentes nos legumes. Incluir porções desse tipo de alimento, portanto, é mais eficiente do que utilizar suplementos.

A vitamina C também é geralmente associada ao fortalecimento imunológico e estudos mostram que a substância é capaz de combater ativamente o câncer. Essa substância é muitas vezes associada diretamente à laranja. Mas, enquanto 100 gramas de laranja tem em média 60 mg de vitamina C, a mesma quantidade de goiaba pode chegar a 330 mg.

A recomendação neste caso, porém, é contrária a dos carotenoides: ainda que a ingestão de vitamina C em frutas e legumes, como a goiaba, seja benéfica para a prevenção de doenças, o impacto nas células cancerosas foi maior utilizando a suplementação intravenosa do nutriente.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos, altas doses de vitamina C ajudaram a reduzir o crescimento do câncer de próstata, pâncreas e fígado. Também há indícios de que associar a vitamina C à quimioterapia torna o tratamento mais efetivo.

 

Além disso, o Ômega-3 fortalece os telômeros das fitas de DNA, que servem para selar e proteger o código genético de danos causados por células cancerosas.

Em um estudo publicado no periódico Cancer Prevention Research, altas doses de Ômega-3 ajudaram a reduzir a densidade mamográfica em mulheres acima do peso. A alta densidade do tecido dos seios é um fator de risco para o câncer de mama.

É preciso destacar, porém, que pesquisas recentes sugerem cautela na ingestão de suplementos de óleos de peixe e outras fontes de Ômega-3.

 

Em casos de câncer, o resveratrol diminui o crescimento do tumor e é até capaz de matar células cancerosas por si só.

Cientistas brasileiros demonstraram que a associação entre resveratrol e quimioterapia potencializam o tratamento e ele é estudado como possível alternativa para tratamento de tumores que não respondem às terapias convencionais.

 

Sendo assim, precisamos colocar em prática tudo que lemos e aprendemos. Devemos refletir e saber escolher os verdadeiros alimentos que nos fornecem mais qualidade de vida, e ensinar nossa família que se escolhermos uma boa alimentação estaremos ganhando saúde.

 

 

——————————————–

E você já sabe da novidade? Reservamos um desconto no ebook Doce Saúde Fit, exclusivo para você que acompanha nosso conteúdo do blog:

Como sabem, através da culinária e nutrição terapêutica, ajudei meu marido a superar o câncer e reduzir significativamente os efeitos colaterais do tratamento. Neste eBook compartilho com vocês tudo o que aprendi nessa jornada pela gastronomia e alimentação saudável.

VANTAGENS:
Material exclusivo com receitas saudáveis, deliciosas e simples em um eBook super prático para você ler no tablet, celular ou desktop. Aproveite!

– Conteúdo 100% Digital
– Receitas práticas e saudáveis
– Opções low-carb e sem glúten
– Cardápio completo, do café da manhã ao jantar
– Opções doces e salgadas

 

 

Para garantir seu desconto de 15% clique na imagem acima ou clique aqui, você será automaticamente direcionado à página de compra, digite o código EBOOK15OFF na área de cupons o e o desconto será aplicado.

APROVEITE!

 

 

Conteúdo original em:

http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322

https://saude.abril.com.br/blog/alimente-se-com-ciencia/da-para-prevenir-o-cancer-inclusive-com-a-alimentacao/

http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/cancer-e-alimentacao-quais-sao-os-alimentos-que-podem-combater-essa-doenca_a7127/1

https://super.abril.com.br/ciencia/6-alimentos-que-ajudam-a-combater-o-cancer/

https://biosom.com.br/blog/alimentacao/10-beneficios-da-abobrinha-para-saude/

http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/5-beneficios-da-abobrinha-para-a-saude_a1207/1

 

 

 

Sugestões:

Docinhos para do dia D (desespero por um doce)

Docinhos para do dia D (desespero por um doce)

INGREDIENTES   1/2 barra chocolate 60 por cento cacau 1 colher sopa pasta de amendoim 2 gelinhos de biomassa...

Veja mais
Pão de grão de bico sem glúten

Pão de grão de bico sem glúten

INGREDIENTES    1/2 xic agua morna. 1 Cs de fermento de pão. 1 cs melado. Misture tudo em um...

Veja mais