Alimentos saudáveis controlam e previnem a hipertensão

Postado dia 29 de março de 2018 - Blog - Por: Viviane Almeida

 

O que podemos aprender através de uma boa alimentação, para ajudar na prevenção e no controle da hipertensão?

Falaremos um pouco sobre a hipertensão, o que é e os métodos que podemos aplicar para nos livrarmos dessa doença com uma alimentação saudável.

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é considerada uma inimiga silenciosa. É dessa maneira que a comunidade médica costuma se referir a ela. Muitos sofrem da doença, que atinge cerca de 35% dos brasileiros com mais de 40 anos, segundo o Ministério da Saúde. Tirar o sal da mesa é um dos primeiros passos para controlar a hipertensão. O que nem todo mundo sabe é que os níveis desse nutriente no organismo dependem de outro elemento: o potássio. A dupla sódio e potássio geram o que nós chamamos de equilíbrio hídrico do corpo, sendo o potássio um bom diurético e o sódio um bom retentor de líquidos.

É fato: o brasileiro consome o dobro de sódio que deveria. A quantidade máxima recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de dois gramas por dia. Consumimos quatro. Aparentemente inofensivo, o uso abusivo do saleiro é como uma bomba-relógio, uma questão de tempo para explodir em um problema de saúde mais sério. E o motivo é tão singelo quanto assustador: 90% das pessoas com pressão arterial elevada não apresentam sintomas e, como consequência, podem receber o diagnóstico só depois de sofrer um derrame cerebral ou um ataque cardíaco. Todo esse problema pode ser evitado e nem é preciso se entupir de remédio, como muita gente pensa. Em boa parte dos casos, um destino melhor para os vasos sanguíneos depende do acompanhamento com o cardiologista e da escolha correta dos alimentos incluídos no cardápio.

O sódio leva à retenção de líquidos que, mesmo sem causar inchaço, aumenta o volume de sangue no corpo, que pressiona as artérias e eleva a pressão arterial. Com o tempo, quem sofre é o coração. Por ser um músculo, ele pode hipertrofiar e ficar insuficiente. Além disso, a pressão arterial alta pode levar a um acidente vascular cerebral, bem como à falência renal.

Viu como o assunto é sério? Tenho certeza que você ficou chocado com essas informações. Precisamos nos olhar no espelho e perguntar: será que vale a pena ser relapso e fazer vista grossa para o que comemos? Pode ter certeza que não, pois só temos a ganhar quando levamos a sério o que colocamos na nossa mesa. E isso ajuda a  trazer menos riscos de vida e evitar sérias doenças.

 

Confira abaixo alguns alimentos que nos ajudam no combate e controle da hipertensão:

Abacate: é uma fruta extremamente rica em nutrientes, como as vitaminas A e E, que atuam como antioxidantes no organismo. Além disso, “a fruta contém betassitosterol, substância anti-inflamatória que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue”, afirma a nutricionista Roseli. Quando o assunto é potássio, por sua vez, a fruta ganha ainda maior destaque. Cada 100g da fruta contém 485 mg do mineral. O alimento pode ser consumido puro, em saladas ou em uma elaborada guacamole.

Alho: é muito rico em vitamina C, que fortalece a circulação, a imunidade e também reduz o colesterol ruim. Ingerir o alho com um copo de água em jejum é um modo maravilhoso de regular a pressão alta.

Aveia: é rica em magnésio, zinco, cobre, manganês, ferro, cálcio, proteínas, vitaminas (B e E) e carboidratos. Diminui a absorção do mau colesterol (LDL) impedindo que o intestino absorva o excesso de gordura. Protege o corpo de doenças cardiovasculares impedindo as placas de gorduras nas artérias.

A aveia deve ser consumida de preferência em grãos, se não for possível, buscar os flocos mais graúdos, pois o alimento, quanto mais for manipulado (moído, processado), mais acidificado fica e o corpo humano necessita de alimentos que alcalinizem o sangue. Os grãos podem ser ingeridos crus se deixados de molho durante 1 a 3 dias ou brotado, que é quando seu potencial nutritivo está mais acelerado e contém mais energia vital.

Banana: é o alimento mais lembrado quando se fala no nutriente que é o potássio. Em 100g da fruta, é possível obter 358 mg de potássio.

Batata-roxa: ganha destaque por ser uma fonte de carboidratos e não conter muita gordura. O alimento possui ainda vitaminas do complexo B e vitamina C. A batata oferece 391 mg de potássio, fazendo com que este alimento seja um bom aliado de quem sofre de hipertensão. Uma porção do tubérculo por dia reduz a pressão arterial. A pesquisa não foi feita com batatas fritas, que continuam gordurosas e uma vilã para nossa saúde, mas com batatas cozidas sem óleo em um forno de microondas.

Espinafre: é rico em ferro, mas lembre-se de que para conseguir absorver esse nutriente é necessário ingeri-lo com alguma fonte de vitamina C, como a laranja. Para obter potássio sem se preocupar com as calorias, o jeito é optar por folhas verdes. E o espinafre tem abundância em mineral.

Observação: preparar ele cozido/vapor.

Kiwi: um dos melhores alimentos para hipertensos é o kiwi. Ele possui 2% do teor de cálcio, 7% da quantia de magnésio e 9% da quantidade de potássio que o organismo humano precisa consumir diariamente.

Mamão-papaia: tem níveis elevados de flavonoides, ácido pantotênico, ácido fólico e sais minerais, tais como potássio e magnésio, e uma quantidade significativa de fibras. Todos esses componentes fazem o mamão um alimento muito bom para promover a saúde cardiovascular.

Melancia:  sua polpa suculenta esbanja potássio, um dos minerais responsáveis por regular o equilíbrio dos líquidos nas células do corpo e que participa da contração e relaxamento dos músculos. Também é fonte de vitaminas e de carboidratos.

Tomate: é protetor da saúde cardiovascular, ajudando a reduzir e regularizar a pressão arterial e contém potássio, mineral que regulariza os líquidos corporais. Além disso, evita que o colesterol ruim se fixe nas paredes das artérias e provoque seu engrossamento, resultando em um aumento na pressão arterial.

É minha gente, depois dessas dicas, o jeito é se banquetear da melhor forma possível, pois Deus fez a parte dele nos deixando alimentos maravilhosos e saudáveis. Precisamos somente nos policiar para não deixar alimentos pobres em nutrientes entrarem na nossa casa e fazerem parte da nossa família.

 

——————————————–

E você já sabe da novidade? Reservamos um desconto no ebook Doce Saúde Fit, exclusivo para você que acompanha nosso conteúdo do blog:

Como sabem, através da culinária e nutrição terapêutica, ajudei meu marido a superar o câncer e reduzir significativamente os efeitos colaterais do tratamento. Neste eBook compartilho com vocês tudo o que aprendi nessa jornada pela gastronomia e alimentação saudável.

VANTAGENS:
Material exclusivo com receitas saudáveis, deliciosas e simples em um eBook super prático para você ler no tablet, celular ou desktop. Aproveite!

– Conteúdo 100% Digital
– Receitas práticas e saudáveis
– Opções low-carb e sem glúten
– Cardápio completo, do café da manhã ao jantar
– Opções doces e salgadas

 

 

Para garantir seu desconto de 15% clique na imagem acima ou clique aqui, você será automaticamente direcionado à página de compra, digite o código EBOOK15OFF na área de cupons o e o desconto será aplicado.

APROVEITE!

 

Conteúdo original em:

http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/2014-02-06/alimentos-proibidos-para-hipertensos.html

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16162-oito-alimentos-que-ajudam-a-baixar-a-pressao-alta

https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-hipertensao-arterial-causas-sintomas-e-tratamento/

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15385-sopa-instantanea-e-uma-bomba-de-sodio-e-pobre-em-nutrientes/2

https://melhorcomsaude.com.br/reduzir-pressao-alta-tomate/

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16162-oito-alimentos-que-ajudam-a-baixar-a-pressao-alta/7

https://hypescience.com/batatas-reduzem-pressao-arterial-em-pessoas-com-obesidade-e-pressao-alta/

http://www.pressaoalta.com.br/papaia-fruto-dos-anjos/

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/noticias/3011-consumo-diario-de-alho-controla-a-hipertensao

https://melhorcomsaude.com.br/4-formas-usar-alho-tratar-hipertensao/

https://saude.abril.com.br/bem-estar/melancia-para-baixar-a-pressao-e-hidratar/

http://www.saudeintegral.com/artigos/aveia.html

https://saude.abril.com.br/bem-estar/7-alimentos-inusitados-que-abaixam-a-pressao/

 

 

 

 

Sugestões:

Pão australiano fit

Pão australiano fit

  INGREDIENTES   10 col farinha aveia 5 com farinha arroz 7 col de leite desnatado em pó 1...

Veja mais
Big pão hambúrguer integral

Big pão hambúrguer integral

INGREDIENTES  5 Cs farinha de trigo integral 2 Cs farinha linhaça 1 Cs chia em grãos 2 Cs psyllium...

Veja mais