Acerola, pequena no tamanho mas com benefícios gigantescos à saúde.

Postado dia 11 de abril de 2018 - Blog - Por: Viviane Almeida

 

Oi pessoal! Hoje vamos aprender um pouco sobre a Acerola, uma fruta tão pequena mais com benefícios poderosos para nossa saúde. Acompanhe os conteúdos e curiosidades que separei sobre o assunto:

A acerola, também conhecida como cereja-das-antilhas, cientificamente Malpighia emarginata ou Malpighia glabra, é uma fruta originária das Antilhas, América Central e América do sul. Em termos de tamanho, assemelha-se muito a cereja, e pode apresentar-se nas cores vermelha ou amarela, com interior amarelado e subdividido em três sementes de sabor amargo característico.

Sua árvore é chama-se aceroleira, e pode medir aproximadamente 3 metros de altura.

Existem várias espécies de acerolas, sendo as caboclas, cerejas, apodi, furta-cor, olivier e rubra as mais cultivadas no Brasil. Uma acerola pesa, em média, 20 – 40 gramas, mas não se deixe enganar por seu tamanho e peso, pois os benefícios que este pequeno fruto pode oferecer à saúde são incríveis.

Não há dúvidas de que a acerola é uma fruta deliciosa que pode ser consumida a qualquer momento. Mas, não são todos que conhecem os incríveis e surpreendentes benefícios da acerola para o nosso organismo.

Benefícios da fruta:

 

Como consumir a Acerola?

Existem algumas formas de se beneficiar dessa poderosa fruta, segue algumas dicas:

Ingredientes: 1 copo de acerolas maduras e lavadas (250 ml)

Caso queira adoçar usar sempre mel, evitando o açúcar principalmente o branco

1 copo de água (250 ml) bem gelada

Como fazer: O primeiro passo é colocar em um liquidificador a acerola junto com a água e bater até que a polpa se solta da semente, o que deve levar cerca de um minuto. Depois, coe o suco e volte-o ao liquidificador.

Em seguida, coe a bebida novamente e acrescente o mel se preferir, deixando bater por mais dois minutos. Prontinho! Pode beber o seu suco de acerola à vontade.

 

Ingredientes: Canela, 1 litro e meio de água, 1 maçã, 150 gramas de acerola, cravo.

Como fazer: Para fazer o seu chá com função emagrecedora, basta colocar a água para ferver por cerca de 15 minutos junto com a maçã, a acerola picadinha, a canela e o cravo. Em seguida, é só coar e servir à vontade, quente ou gelado.

 

Ingredientes: 5 xícaras (de chá) de acerolas , 1 maçã picada e sem semente , água suficiente para cobrir tudo , 1 xícara (de chá) de açúcar , 1 colher (de chá) de suco de limão.
Como fazer: Escolha as acerolas mais maduras para fazer a geleia, se preferir corte a maçã menorzinha, fica mais fácil de passa pela peneira depois, na hora de passar pela peneira, vá apertando para passar toda a polpa e não apenas o líquido, se não quiser uma geleia tão firmo, é só tirar um pouco antes do fogo, Lembre que a geleia depois de fria, fica mais consistente.

Obs.: para a receita tornar ainda mais saudável não utilizar o açúcar branco, substitua-o por mel.

 

Ingredientes: 2 xícaras de acerola, 1 xícara de água, 2 colheres de sopa de açúcar demerara, 2 lascas finas de gengibre, pitadinha de sal. Opcional: 1 colher de chá de chia (eu coloquei no final e devia ter colocado no começo, ficou com uma consistência ótima, tipo geleia).

Como fazer: Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver até as acerolas desmancharem. Mexa sempre e pode até dar uma prensadinha nas frutas.
Coe e pronto. Pode colocar a chia no processo de fervura ou no final. Ela vai gelatinizar e fica maravilhoso!

*Sem a chia, o molho não engrossa. Fica bem líquido mesmo.

 

Ingredientes: acerola – 2 xícaras (250 g), inhame – 3 médios (200 g), água – 100 ml, melado – 2 colheres de sopa (30 ml), goma xantana – 1/4 colher de chá (opcional)

Como fazer: Descasque o inhame e corte em pedaços pequenos. Coloque em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo e cozinhe até ficar macio. Enquanto o inhame estiver cozinhando, lave as acerolas e retire os cabinhos. Coloque no liquidificador e adicione a água. Bata bem até ficar homogêneo. Coe o suco com uma peneira e descarte as sementes. Lave o copo do liquidificador e coloque o suco de volta. Adicione o melado, a goma xantana e os pedaços de inhame já cozidos e escorridos. Bata bem até ficar homogêneo e cremoso. Transfira a mistura para as forminhas de picolé e coloque os palitinhos. Leve ao freezer por cerca de 4 horas, ou até congelar por completo. Desenforme e sirva logo em seguida.

O que resta é nos deliciar com essa maravilha que Deus criou, precisamos deixar de lado alimentos sem riqueza para nossa saúde e conhecer melhor os alimentos que agregam nutrientes a nossa alimentação.

 

——————————————–

Quer mais receitas de alimentação saudável? Reservamos um desconto no ebook Doce Saúde Fit, exclusivo para você que acompanha nosso conteúdo do blog:

Como sabem, através da culinária e nutrição terapêutica, ajudei meu marido a superar o câncer e reduzir significativamente os efeitos colaterais do tratamento. Neste eBook compartilho com vocês tudo o que aprendi nessa jornada pela gastronomia e alimentação saudável.

VANTAGENS:
Material exclusivo com receitas saudáveis, deliciosas e simples em um eBook super prático para você ler no tablet, celular ou desktop. Aproveite!

– Conteúdo 100% Digital
– Receitas práticas e saudáveis
– Opções low-carb e sem glúten
– Cardápio completo, do café da manhã ao jantar
– Opções doces e salgadas

 

 

Para garantir seu desconto de 15% clique na imagem acima ou clique aqui, você será automaticamente direcionado à página de compra, digite o código EBOOK15OFF na área de cupons o e o desconto será aplicado.

APROVEITE!

 

 

Veja mais em:

 

https://melhorcomsaude.com.br/incriveis-beneficios-acerola/

https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/4454-acerola-beneficios-para-a-saude

https://tudoela.com/como-consumir-acerola/

http://www.aquinacozinha.com/geleia-de-acerola/

http://www.panelinhasaudavel.com.br/receitas/receitas-salgadas-sem-lactose/molho-de-acerola-com-gengibre

http://temperoalternativo.com.br/2016/12/05/picole-de-acerola/

Sugestões:

Tortinha de carne seca Low Carb

Tortinha de carne seca Low Carb

INGREDIENTES    1 Xic de grão de bico cozida, é passada no processador 1 Xic de requeijão caseiro, (...

Veja mais
Pão integral recheado com peito Peru

Pão integral recheado com peito Peru

INGREDIENTES   2 ovos 3 col azeite 1/2 XIC leite desnatado 1/2 XIC de farinha integral 1/2 XIC de...

Veja mais